Cambuí Transtemporal

Pesquisa contínua sobre a cidade de Cambuí-MG

Significado de Cambuí

O topônimo CAMBUÍ é de origem Tupi-Guarani, e significa “água leitosa ou rio do leite” provavelmente de “CAMBY”= leite e “Y”= água, rio.

Outros historiadores afirmam que CAMBUÍ é proveniente de “CAÁ-MBOY” que quer dizer “a planta” ou “folha que se desprende”, ou ainda “galho fino”, uma vegetação muito abundante da região denominada “Pau Cambuí”.

É a designação comum de diversas árvores, de porte médio, da família das Myrtáceas, gêneros Myrcia ou Myrciaria. Tem um tronco bastante curto, sendo frequente na beira de rios; seus galhos têm um grande diâmetro. Sua madeira é muito resistente, mas quase sempre retorcida, o que não proporciona um bom aproveitamento industrial. É ornamental podendo ser cultivada com sucesso na arborização urbana.

Suas flores são brancas, bem pequenas e apícolas. As espécies mais comuns são: Myrcia Multiflora e Myrciaria Tenella.

Seus frutos são chamados de Cambuí roxo, Angico, Ameixa ou Cereja de Joinville, Cereja preta e Ameixa da mata atlântica. Os frutos são consumidos in natura e muito apreciados. Os frutos sem sementes são ótimos para se fazer bolo e também servem para fabricar sucos, sorvetes e geléias. É antiséptico bucal e também indicado contra diarréia, disenteria, fístula, hemorragia, hemorragia das gengivas, piorréia, tártaro, úlcera.

Fonte: AECambuí, Dicionário Informal, Plantas que curam e Colecionando Frutas.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 8 de outubro de 2009 por em Indígenas, Significados.